Versão 1.1 – Primeiros Passos

Visão geral
SuiteCRM Analytics User Console O SuiteCRM User Console permite que os usuários finais executem relatórios e painéis que foram empacotados com a instalação padrão ou criados pelos desenvolvedores de solução usando as ferramentas de cliente.
SuiteCRM Analytics

 

Conecte-se
Comece a usar SuiteCRM Analytics seguindo estas etapas para fazer o login: Inicie um navegador da Web e digite o URL do servidor SuiteCRM Analytics.

  • Normalmente será http://localhost:8080/suitecrmanalytics se o servidor estiver sendo executado em sua própria máquina.
  • A página carrega uma tela introdutória com uma seção de Login.
  • Digite seu nome de usuário e senha e clique em Login.

 

Os detalhes de login padrão para o usuário administrador estão abaixo:

Nome de usuário: admin
Senha: senha

Depois de fazer o login com sucesso, você será recebido na página inicial padrão do Console de usuário do SuiteCRM Analytics.

 

Sobre o SuiteCRM Analytics Perspectives
A interface do Console de usuário do SuiteCRM Analytics usa perspectivas para estender sua capacidade de trabalhar em diferentes tarefas a qualquer momento. Por padrão, o console de usuário tem as perspectivas Home, Browse, Opened, Schedules e Administration.

 

Casa
A primeira coisa que você vê depois de fazer login no Console de usuário do SuiteCRM Analytics é a perspectiva Home, que serve como portal para você acessar ferramentas e recursos. A página inicial contém botões de fácil acesso para que você possa navegar pelos arquivos, criar novos painéis, visualizar a documentação e abrir rapidamente os arquivos favoritos ou exibidos recentemente.

Item Nome Função
1 Indicador de casa Indica a perspectiva atual do console de usuário que você está usando. O menu inicial permite que você passe facilmente de uma página para outra ou retorne à sua página inicial.
2 Usuário atual Mostra o nome da pessoa atualmente conectada ao console de usuário. Clicar na seta ao lado do nome permite fazer logout do console de usuário.
3 Procurar arquivos Leva você à janela Procurar Arquivos, onde você pode localizar seus arquivos usando os painéis Navegação e Arquivos, e gerenciá-los usando o painel Ações.
4 Crie um novo Oferece a opção de criar um novo painel. Se você tiver permissão para trabalhar com fontes de dados, este botão também oferece a opção de criar uma nova fonte de dados.
5 Gerenciar fontes de dados Permite que os administradores gerenciem fontes de dados novas ou existentes.
6 Recentes Mostra uma lista dos arquivos abertos mais recentemente. Clicar na estrela ao lado de um arquivo aberto recentemente adiciona-o à sua lista de Favoritos.
7 Favoritos Mostra uma lista de seus arquivos favoritos para acesso rápido.

 

Procurar arquivos
A perspectiva Procurar arquivos ajuda a manter seus arquivos e pastas organizados e torna mais fácil localizá-los e trabalhar com eles.

Item Nome Função
1 Indicador de procura de arquivos Indica a perspectiva atual do console de usuário que você está usando. Browse Files mostra como localizar seus arquivos e pastas e as diferentes ações que você pode realizar com eles. Exibe os painéis Pastas, Arquivos e Ações.
2 Pastas Mostra uma lista de pastas que você pode navegar para localizar seus arquivos. Você também pode usar o painel Navegação para criar novas pastas ou excluir as antigas.
3 Arquivos Gera e mostra uma lista de todos os arquivos contidos na pasta selecionada no painel Navegação. Depois de selecionar um arquivo, o painel Ações é preenchido com uma lista de coisas que você pode fazer com o arquivo.
4 Ações As ações exibidas dependem da seleção feita no painel Pastas, da seguinte forma: O painel Ações da pasta oferece a capacidade de: – Criar, excluir e renomear pastas. – Colar arquivos em uma pasta. – Fazer upload de arquivos. – Baixar pastas. – Visualize as Propriedades, Permitir Agendamento, defina como Oculto e controle as permissões da pasta para Usuários e Funções (Gerenciar Permissões, Excluir, Gravar e Ler). O painel Ações de arquivo oferece a capacidade de: – Abra arquivos na janela atual ou em uma nova. – Executar arquivos em segundo plano Editar, excluir, cortar, copiar ou colar arquivos ou pastas. – Compartilhe arquivos com outras pessoas. – Agende relatórios para serem executados automaticamente Adicionar arquivos ao widget favoritos. – Visualize as propriedades de um arquivo ou pasta. O Actions for Trash oferece a capacidade de: – Restaurar um arquivo no conteúdo da lixeira – Exclua um arquivo permanentemente.

 

Aberto
A perspectiva aberta usa plug-ins para fornecer acesso a diferentes recursos analíticos. Essa perspectiva é ativada depois que você abre um arquivo na página Procurar Arquivos. Ele fornece um espaço simples para trabalhar com seus arquivos.

Item Nome Função
1 Indicador aberto Abra Novo painel ou fonte de dados Indica a perspectiva atual do console de usuário que você está usando. Aberto exibe os arquivos que você acessa no painel Procurar Arquivos. Abrir… serve como uma maneira rápida de procurar mais arquivos para abrir sem sair da página Abertos. Esses arquivos adicionais são abertos em novas guias na janela Relatório. Botões de início rápido para criar um novo painel. Você também pode usar este botão para criar uma nova fonte de dados, se tiver permissão para trabalhar com fontes de dados.
2 Janela de relatório e painel Exibe o arquivo ou relatório ou painel que está aberto no momento e permite que você edite ou trabalhe com o arquivo.

 

Horários
Todos os seus relatórios programados ativos aparecem na lista de programações, que você pode acessar clicando no menu suspenso Página inicial e, em seguida, no link Programações, no canto superior esquerdo da página Console do usuário.

A lista de agendamentos mostra quais relatórios estão agendados para execução, o padrão de recorrência do agendamento, quando foi executado pela última vez, quando está definido para ser executado novamente e o estado atual do agendamento.

Item Nome Função
1 Indicador de cronograma Indica a perspectiva atual do console de usuário que você está usando. Programações exibe uma lista de programações que você cria, uma barra de ferramentas para trabalhar com suas programações e uma lista de horários em que sua execução está bloqueada.
2 Nome da programação Lista suas programações pelo nome que você atribui a elas. Clique na seta ao lado de Nome da programação para classificar as programações em ordem alfabética crescente ou decrescente.
3 Repete Descreve a frequência com que a programação é definida para ser executada.
4 Arquivo fonte Arquivo Exibe o nome do arquivo associado à programação.
5 Localização de Saída Mostra o local onde o relatório programado foi salvo.
6 Última corrida Mostra a última hora e data em que a programação foi executada.
7 Próxima execução Mostra a próxima hora e data em que a programação será executada novamente.
8 Criado por O usuário que criou a programação
9 Status Indica o status atual da programação. O estado pode ser Normal ou Pausado.
10 Horários de bloqueio Lista os horários em que a execução de todas as programações foi bloqueada.

 

Relatórios de programação
Você pode usar a perspectiva Navegar para programar a execução de um relatório em intervalos regulares, em determinadas datas e horas e com parâmetros diferentes.

 

Administração
No console de usuário, a administração pode ser usada por usuários conectados a uma função que tem permissões para administrar a segurança e executar tarefas de configuração e manutenção do sistema. Se você vir Administration no menu suspenso à esquerda na página inicial, poderá clicar nele para revelar itens de menu específicos para administração do SuiteCRM Analytics Server. Se você não tiver privilégios de administração, Administração não aparecerá no console.

Item Nome Função
1 Administração A perspectiva de administração permite que você configure usuários, configure o servidor de e-mail e altere as configurações de autenticação no SuiteCRM Analytics Server.
2 Usuários e funções Gerenciar os usuários ou funções do SuiteCRM Analytics para o SuiteCRM Analytics Server.
3 Servidor de e-mail Configure o servidor de e-mail de saída e a conta usada para enviar relatórios por e-mail.
4 Configurações Gerencie as configurações para exclusão de arquivos gerados mais antigos, manualmente ou criando uma programação para exclusão.

 

Relatórios em execução
Para executar relatórios, basta navegar para Público> SuiteCRM Analytics> pasta Relatórios e você verá a lista de relatórios no painel do meio. Aqui você pode clicar duas vezes no relatório que deseja executar e ele será aberto em uma nova guia. Você também tem opções de relatório no painel do lado direito para abrir o Relatório em uma nova janela do navegador.

O relatório será executado imediatamente com base nos valores de filtro padrão. Agora você pode editar os filtros e propriedades do relatório. Cada mudança em um filtro ou propriedade de relatório fará com que o relatório seja atualizado. Você pode desativar essa funcionalidade desmarcando a caixa de seleção Envio automático e, em vez disso, clicar em Exibir relatório quando estiver satisfeito com os filtros selecionados.

 

Painéis em execução
A execução de painéis é feita da mesma maneira que a execução de um relatório. Simplesmente navegamos para a pasta Público> SuiteCRM Analytics> Dashboards no Solution Browser e clicamos duas vezes em qualquer um dos painéis que desejamos executar. Isso abrirá o painel em uma nova guia do aplicativo, onde o usuário pode selecionar vários filtros de dados e clicar no botão Atualizar para executar o painel.

 

Gerenciando usuários e funções
Esta seção fornece uma visão geral das atribuições padrão para usuários e funções, as permissões incluídas e o gerenciamento de usuários e funções no Console de usuário do SuiteCRM Analytics. Você deve fazer login no console de usuário como administrador (ou ser atribuído a uma função que tenha permissão de administração de segurança) para gerenciar usuários e funções para SuiteCRM Analytics Security.

Veja como você pode gerenciar usuários:

  • Adicionar usuários.
  • Alterar senhas do usuário.
  • Excluir usuários.
  • Atribuir usuários a funções.

Aqui está como você pode gerenciar funções:

  • Adicionar funções.
  • Atribuir permissões para funções.
  • Apagar funções.
  • Atribuir funções aos usuários.

Você pode controlar usuários e funções no Console de usuário com uma interface de usuário de apontar e clicar.
A página Usuários e funções permite alternar entre as configurações de usuário e função. Você pode adicionar, excluir e editar usuários e funções nesta página.

 

Usuários de amostra, funções padrão e permissões
Ao visualizar o usuário de amostra e os exemplos de função padrão, você pode obter ideias sobre maneiras de definir usuários reais e funções específicas.

1. Faça login no console do usuário. Clique em Home> Administração. A perspectiva Administração abre a página Usuários e funções com a guia Gerenciar usuários selecionada.

2. Realce um usuário na lista de usuários para exibir quais funções estão disponíveis para esse usuário, bem como qual função está atualmente definida para esse usuário.

3. Selecione a guia Gerenciar funções para exibir as permissões de operação para a função do usuário, conforme definido pelas caixas marcadas. Essas funções, adicionadas para sua conveniência, podem ser removidas ou alteradas com base em suas necessidades (consulte a Tabela 1). Cada função padrão e usuário de amostra vem com um conjunto padrão de permissões, que fornece um conjunto específico de recursos ao usar as ferramentas SuiteCRM Analytics e o SuiteCRM Analytics Server (consulte a Tabela 2).

4. Selecione a guia Funções do sistema para exibir a função do sistema do usuário. Funções do sistema são funções integradas usadas para controlar comportamentos e permissões padrão no console do usuário, manipuladas implicitamente ou por meio da configuração do sistema, com atribuições automáticas. A função padrão do sistema para todos os usuários é Autenticado. Se você deseja restringir as permissões, a função Autenticado deve ser restrita ou removida do usuário.

Papel Padrão Usuário de amostra Permissões de operação padrão
Administrador admin – Administrar Segurança – Conteúdo da programação – Leia o conteúdo – Publicar Conteúdo – Criar conteúdo – Executar – Gerenciar fontes de dados
Analista de negócios pat – Publicar Conteúdo
Usuário avançado Suzy – Conteúdo da programação – Leia o conteúdo – Publicar Conteúdo – Criar conteúdo – Executar
Autor do Relatório Tiffany – Conteúdo da programação – Publicar Conteúdo

 

Permissão de operação Definição
Administrar Segurança A função de Administrador padrão transmite automaticamente todas as permissões de operação aos usuários atribuídos a essa função, mesmo se a caixa de seleção ao lado dela estiver desmarcada. Essas permissões incluem as permissões Ler e Criar Conteúdo, que são necessárias para acessar a perspectiva Administração. – Dá acesso à perspectiva de administração do console de usuário. Permite o acesso e a capacidade de gerenciar todo o conteúdo na perspectiva Navegar. – Permite a capacidade de visualizar e trabalhar com todas as programações do usuário na perspectiva Programações. – Oferece a capacidade de criar horários de bloqueio de servidor na perspectiva Programações.
Conteúdo da programação – Permite ao usuário agendar relatórios e conteúdo. – Fornece ao usuário a capacidade de visualizar, editar ou excluir suas próprias programações usando a perspectiva Programações.
Leia o conteúdo – Fornece ao usuário a capacidade de visualizar o conteúdo na perspectiva Navegar. – Fornece ao usuário a capacidade de visualizar o conteúdo por meio da caixa de diálogo Arquivo> Abrir.
Publicar Conteúdo – Essa permissão inclui ferramentas como Report Designer, Schema Workbench e Metadata Editor. – Permite que as ferramentas do cliente armazenem relatórios ou modelos de dados no SuiteCRM Analytics Repository. – Quando mantida em conjunto com a permissão de gravação na pasta de destino, permite que um usuário carregue os tipos de conteúdo suportados.
Criar conteúdo – Permite que o usuário crie, importe, exclua e salve relatórios no repositório. – Dá ao usuário a capacidade de ver uma lista de fontes de dados que são usadas para criar relatórios ou painéis.
Gerenciar fontes de dados – Permite que o usuário crie, edite ou exclua novas fontes de dados. – Dá ao usuário a capacidade de ver uma lista de fontes de dados que são usadas para criar relatórios ou painéis.

 

Adicionar usuários

  1. Com a guia Gerenciar usuários selecionada, clique no sinal de mais (+). A caixa de diálogo Novo usuário é exibida.
  2. Digite um novo nome de usuário e senha, confirme a senha e clique em OK. A nova conta de usuário está ativa e é exibida na lista de usuários.

 

Alterar senhas de usuário

  1. Com a guia Gerenciar usuários selecionada, clique no usuário cuja senha você deseja editar. As informações do usuário são preenchidas à direita do campo Usuários.
  2. Clique em Editar. Digite a nova senha, confirme a senha e clique em OK. A senha é alterada e o usuário pode fazer o login com a nova senha.

 

Excluir usuários

  1. Com a guia Gerenciar usuários selecionada, clique no usuário ou usuários na lista de usuários que deseja excluir.
  2. Clique no X para excluir o usuário ou usuários. A caixa de diálogo de confirmação Excluir usuário é exibida.
  3. Clique em Sim, Excluir para excluir o (s) usuário (s) e atualizar a lista de usuários. As contas de usuário selecionadas são excluídas e os usuários não podem mais fazer login no SuiteCRM Analytics Server.

 

Atribuir usuários a funções

  1. Com a guia Gerenciar usuários selecionada, clique para realçar o usuário da lista de usuários que deseja associar a uma função.
  2. Na lista Disponível, clique para realçar a função que deseja associar ao usuário selecionado.
  3. Clique na seta para a direita (>) para mover a função para a lista Selecionado.
  4. Você pode remover uma função da lista Selecionado realçando essa função e clicando na seta para a esquerda (<). A função muda da lista Selecionado para Disponível e o usuário não possui mais as permissões associadas. O usuário agora tem todas as permissões associadas à função na lista Selecionado

 

Adicionar funções

  1. Com a guia Gerenciar funções selecionada, clique no sinal de mais (+). A caixa de diálogo Nova função é exibida.
  2. Digite um novo Nome para a função e clique em OK. A nova função é criada e aparece na lista Funções disponíveis. Depois de adicionar uma nova função, você precisa atribuir permissões de operação a ela, consulte Atribuir permissões a funções, abaixo, para obter detalhes.

 

Atribuir permissões para funções

  1. Certifique-se de que a função esteja destacada na lista Funções.
  2. Clique nas caixas de seleção na lista Permissões de operação. A função tem permissões atribuídas a ela e os usuários associados a essa função têm essas permissões.

 

Apagar funções

  1. Com a guia Gerenciar funções selecionada, clique na função ou funções que deseja excluir.
  2. Clique no X para excluir a (s) função (ões). A caixa de diálogo de confirmação Excluir função é exibida.
  3. Clique em Sim para excluir a (s) função (ões) e atualizar a lista de funções. A função selecionada é excluída e não está mais disponível no servidor. Os usuários que estavam associados a essa função não estão mais associados a ela. Outras funções atribuídas aos usuários não são afetadas. Se os usuários tiverem apenas uma função atribuída a eles e essa função for excluída, os usuários não terão função atribuída a eles. A função padrão é Autenticado e todos os usuários têm essa função, a menos que você a remova.

 

Atribuir funções aos usuários

  1. Certifique-se de que a guia Gerenciar funções esteja selecionada e, em seguida, clique na função na lista Funções que deseja associar a um usuário ou usuários.
  2. Na lista Disponível, clique no usuário ou usuários que deseja associar a essa função.
  3. Clique na seta para a direita (>) para mover os usuários para a lista Selecionado. Você pode clicar na seta dupla para a direita (>>) para mover todos os usuários da lista Disponível para a lista Selecionado.
  4. Você pode remover usuários da lista Selecionado destacando esse usuário e clicando na seta para a esquerda (<). O usuário passa da lista Selecionado para a lista Disponível e não tem mais as permissões associadas a essa função. Os usuários que aparecem na lista Selecionado agora estão vinculados à função destacada e têm todas as permissões associadas a essa função.

 

Executar arquivos em segundo plano
Você pode executar relatórios em segundo plano no Console de usuário.
Execute as seguintes etapas para executar um relatório em segundo plano:

  1. Faça logon no console do usuário e clique no botão Procurar arquivos.
  2. No painel Pastas, navegue até a pasta que contém o arquivo que deseja executar.
  3. No painel Arquivo, clique no arquivo que deseja executar.
  4. No painel Ações de Arquivo, clique em Executar em segundo plano. A caixa de diálogo Executar em segundo plano é exibida.

5. Insira suas seleções para os campos a seguir.

Campo Descrição
Nome do conteúdo gerado Especifique um nome para o conteúdo gerado. Se nenhum nome for inserido no campo Nome, o padrão é o nome do relatório.
Adicionar tempo para nomear Clique nesta caixa de seleção para anexar o valor especificado no Nome do conteúdo gerado com um carimbo de data / hora. Quando selecionado, um menu é exibido com uma lista de opções de formato de carimbo de data / hora. Use o painel Visualização para ver como o nome será exibido no arquivo gerado.
Localização do conteúdo gerado Especifique um local para o conteúdo gerado. Clique em Selecionar para navegar até um local de pasta para escolhê-lo.
Substituir arquivo existente Clique nesta caixa de seleção para sobrescrever quaisquer arquivos existentes que tenham o mesmo nome e registro de data e hora daquele que você está executando e salvando no local especificado.

 

6. Clique em Avançar. Se o relatório selecionado tiver parâmetros de execução, como Tipo de saída, você será solicitado a especificá-los aqui.

7. Quando você tiver concluído suas seleções de parâmetro, clique em Concluir.

O sistema entregará o conteúdo gerado a partir do relatório para o local especificado.

 

Relatórios de programação
Você pode usar a página Programações do Console de usuário para programar a execução de um relatório em intervalos regulares, em determinadas datas e horas e com parâmetros diferentes. Você também pode definir um relatório programado para ser enviado por email automaticamente, se o administrador do sistema configurou o servidor para relatórios de email. Depois de programar um relatório, você pode pausar ou excluir uma programação, bem como editar a programação para alterar a frequência do relatório, parâmetros ou configurações de e-mail.

O administrador do sistema pode configurar horários em que você não pode executar um relatório agendado, por exemplo, para realizar a manutenção do sistema ou para minimizar o agendamento durante os horários de pico. Se algum horário de saída bloqueado estiver configurado, você poderá ver esses horários para escolher um horário alternativo.

 

Relatório de programação
Você pode executar relatórios do console de usuário usando opções de agendamento para lançar relatórios fora do horário de pico ou de forma recorrente.

  1. Faça logon no console do usuário e clique no botão Procurar arquivos.
  2. No painel Pastas, navegue até a pasta que contém o arquivo que deseja executar.
  3. No painel Arquivo, clique no arquivo que deseja executar.
  4. No painel Ações de Arquivo, clique em Agendar. A caixa de diálogo Nova programação é exibida.

5. Insira suas seleções para os seguintes campos.

Campo Descrição
Nome da programação Especifique um nome para a programação, que também será o nome do conteúdo do relatório gerado. Se nenhum nome for inserido no campo Nome da programação, o padrão é o nome do arquivo de relatório.
Adicionar tempo para nomear Clique nesta caixa de seleção para anexar o valor especificado no Nome do conteúdo gerado com um carimbo de data / hora. Quando selecionado, um menu é exibido com uma lista de opções de formato de carimbo de data / hora. Use o painel Visualização para ver como o nome será exibido no arquivo gerado.
Localização do conteúdo gerado Especifique um local para o conteúdo gerado. Clique em Selecionar para navegar até um local de pasta para escolhê-lo.
Substituir arquivo existente Clique nesta caixa de seleção para sobrescrever quaisquer arquivos existentes que tenham o mesmo nome e registro de data e hora daquele que você está executando e salvando no local especificado.

6. Clique em Avançar. Os campos de programação exibem

7. Se selecionar uma recorrência, certifique-se de selecionar as datas de início e término, bem como um padrão de recorrência.

Campo Descrição
Recorrência Escolha um intervalo de tempo para o relatório na lista de recorrência. As opções incluem: – Executar uma vez: executa o arquivo uma vez. – Segundos: executa o arquivo repetidamente no intervalo de tempo (em segundos) especificado no padrão de recorrência. – Minutos: executa o arquivo repetidamente no intervalo de tempo (em minutos) especificado no padrão de recorrência. – Horas: executa o arquivo repetidamente no intervalo de tempo (em horas) especificado no padrão de recorrência. – Diário: executa o arquivo repetidamente todos os dias da semana ou no intervalo de tempo (em dias) especificado no padrão de recorrência. – Semanalmente: executa o arquivo repetidamente no (s) dia (s) especificado (s) no padrão de recorrência. – Mensalmente: executa o arquivo repetidamente no dia do mês especificado no padrão de recorrência. – Anualmente: executa o arquivo repetidamente na data especificada no padrão de recorrência. – Cron: executa o arquivo de acordo com os atributos Quartz Cron no campo Cron String. Se você deseja inserir um intervalo de tempo personalizado, escolha a opção ‘Cron’. Se os horários de bloqueio foram agendados pelo seu administrador, um botão Exibir horários de bloqueio aparecerá na parte inferior da janela Novo agendamento. Clique em Exibir horários de bloqueio para ver a lista de horários de bloqueio.
Padrão de Recorrência Dependendo do intervalo de tempo selecionado no campo Recorrência, especifique o padrão de recorrência.
Intervalo de recorrência Especifique as datas de início e término para a execução deste relatório. O relatório começará a ser executado de acordo com o padrão de recorrência especificado na data de início especificada e completará seu ciclo de execução na data de término especificada nesta seção.
Data de início (executar uma vez) Se você selecionar ‘Executar uma vez’ para Recorrência, especifique a data para executar o relatório.
String Cron (Cron) Se você selecionar ‘Cron’ para recorrência, especifique a sintaxe Cron. Consulte a referência de Atributos do Quartz Cron para aprender a sintaxe do Quartz Cron.

8. Clique em Avançar. O relatório selecionado pode ser executado usando vários parâmetros que você pode ser solicitado a especificar, como o tipo de saída.

9. Se o administrador do SuiteCRM Analytics configurou um servidor de e-mail, você pode optar por enviar por e-mail uma cópia do relatório aos usuários selecionados. Por exemplo, você pode desejar que os usuários do departamento de Finanças recebam a saída do Excel do relatório por e-mail sempre que o relatório for executado de acordo com a programação recorrente.

    1. Clique em Não para pular o envio de uma cópia do relatório aos usuários.
    2. Clique em Sim para enviar por email uma cópia do relatório aos usuários. Preencha os campos que são exibidos com os detalhes dos usuários e clique em OK.

10. Quando você tiver concluído suas seleções de parâmetro, clique em Concluir.

 

Editar uma programação
Você pode editar uma programação para alterar a frequência do relatório programado, os parâmetros do relatório e as configurações de e-mail.

  1. Clique no menu suspenso Página inicial no canto superior esquerdo e clique no link para as programações. A lista de programações aparece na página Programações.
  2. Clique na programação que deseja editar na lista e, em seguida, clique em Editar na barra de ferramentas de programação. A janela Editar programação é exibida.
  3. Digite para renomear a programação no campo Nome da programação.
  4. Escolha um novo intervalo de tempo para o relatório na lista de recorrência.
  5. Escolha uma nova hora de início e padrão de recorrência, bem como novas datas de início e término para a programação. Clique em Avançar. Se os horários de bloqueio foram agendados pelo seu administrador, um botão Exibir horários de bloqueio aparecerá na parte inferior da janela Novo agendamento. Uma lista de horários de bloqueio pode ser visualizada clicando em Exibir horários de bloqueio.
  6. Escolha o tipo de arquivo que você deseja que a programação crie no campo Parâmetros. Clique em Avançar. A opção de e-mail só aparecerá se o administrador do sistema tiver habilitado o e-mail no servidor.
    1. Se você não quiser enviar uma cópia do relatório por e-mail, escolha Não.
    2. Se você deseja enviar uma cópia do relatório por e-mail, escolha Sim. Preencha ou edite os campos que aparecem.

7. Clique OK.

A programação é editada e aparece na lista da janela Programações do console.

 

Excluir uma programação
Depois de agendar um relatório, você pode facilmente excluí-lo sem excluir o relatório.

  1. Clique no menu suspenso Página inicial no canto superior esquerdo e clique no link para Programações. A lista de programações aparece na página Programações.
  2. Clique na programação que você deseja excluir da lista. A programação é destacada.
  3. Clique em Excluir no canto superior direito da barra de ferramentas para excluir a programação destacada. Isso exclui a programação, deixando o relatório intacto.

 

Gerenciar programações
Como administrador, você pode criar, executar, excluir, interromper, editar ou retomar programações por meio da página Programações. Depois que um relatório é programado por qualquer usuário, um administrador pode editar, pausar ou excluir essa programação, bem como alterar a frequência do relatório, alterar parâmetros ou ajustar configurações de e-mail. Para distribuir relatórios por e-mail, certifique-se de ter configurado o servidor de e-mail.

 

Configurar e-mails para relatórios programados
Uma maneira conveniente de compartilhar relatórios é especificar um servidor de e-mail a ser usado pelo SuiteCRM Analytics Server para enviar esses relatórios aos destinatários. Este recurso funciona com o recurso de agendamento de relatórios para automatizar o processo de envio de relatórios por e-mail para sua comunidade de usuários. Não é necessário ter um servidor de e-mail para configurar o SuiteCRM Analytics Server. Se você quiser começar rapidamente ou não tiver informações sobre o seu servidor de e-mail, ignore isso por enquanto. Você sempre pode voltar a ele mais tarde.

 

Sobre a página do servidor de correio
Use a página de administração no console de usuário do SuiteCRM Analytics e acesse o servidor de e-mail para configurar o servidor de e-mail, conforme mostrado nas etapas de exemplo a seguir:

Faça logon no Console do Suitecrm Analytics, clique em Administração no canto superior direito e clique em Servidor de correio nos itens à esquerda. A página Servidor de correio é exibida.

2. Insira as configurações do seu servidor de e-mail

Configurações Descrição
Nome do host (SMTP) Endereço do seu servidor de e-mail SMTP para envio de e-mail.
Porta Porta do servidor de e-mail SMTP, geralmente 25. Para Gmail, o valor é 587.
Usar autenticação Ative para usar autenticação para e-mail. Nome de usuário ID de usuário para se conectar ao servidor de e-mail para enviar e-mail.
Senha Senha usada para conectar ao servidor de e-mail.
Tipo de servidor Transporte para acessar o servidor de e-mail, geralmente SMTP. Para Gmail, SMTP é necessário.
Email De Endereço Endereço que aparece no campo De em um e-mail. Se deixado em branco, o endereço de e-mail padrão para este campo é Pentaho Scheduler.
Email do nome Nome que aparece no campo De em um e-mail. Se deixado em branco, o nome de e-mail padrão para este campo é SuiteCRM Analytics Scheduler.
Use Iniciar TLS Ative se o servidor de e-mail exigir uma conexão TLS inicial.
Use SSL Ative se o servidor de e-mail exigir uma conexão SSL. Este valor deve ser habilitado para Gmail.

3. Clique em Testar configuração de e-mail e em Salvar. Uma mensagem de sucesso é exibida.

 

Atributos de quartzo Cron
O mecanismo do cron Quartz suporta uma declaração de tempo de sete atributos com muitos valores possíveis. O formato do número é o mesmo para todas as expressões, mesmo se os valores forem diferentes – deve ser listado como segundos, minutos, horas, dia do mês, mês, dia da semana e ano. Um espaço separa cada atributo.

Estes são os valores possíveis para cada atributo: 0 a 59 para segundos e minutos, 0 a 23 para horas, 1 a 31 para dias, 1 a 12 para meses, 1 a 7 para dia da semana e um ano de quatro dígitos. Como alternativa, você pode usar valores de três letras para o dia da semana (DOM, SEG, TER, QUA, QUI, SEX, SÁB). No entanto, os valores de três letras para o mês (JAN, FEB, etc.) não são suportados. Por meses, use os números 1-12.

Um asterisco (*) indica todos os valores, portanto, um asterisco no campo minuto significaria que o relatório é executado uma vez a cada minuto. Você pode especificar um intervalo de valores com o operador – (traço) e pode especificar vários valores individuais com uma vírgula. Se você precisar desculpar um valor no campo dia do mês e dia da semana de um cron job, você pode usar o caractere de ponto de interrogação (?) Para indicar que esse valor não importa. Se precisar dividir valores, você pode fazer isso com o caractere de barra (/) – esse operador significa literalmente “todos”, então 0/15 significaria “A cada 15”. No campo dia do mês, você pode usar o caractere # para indicar uma certa instância de um dia do mês, por exemplo, a segunda sexta-feira do mês seria 6 # 2.

Você pode usar um L maiúsculo no campo dia do mês e dia da semana para indicar “Último”, como no último dia da semana ou mês. Um W maiúsculo no atributo dia do mês significa “Dia da semana”, que abrange apenas de segunda a sexta-feira. O caractere W só pode ser especificado quando o dia do mês é um único dia, não um intervalo ou lista de dias. A maioria desses valores pode ser combinada para acomodar cronogramas incomuns.

Atributos Condicionais e Operadores
Segundos , – * /
Minutos , – * /
Horas , – * /
Dia do mês , – *? / L W
Mês , – * /
Dia da semana , – *? / EU #
Ano , – * /

 

Amostra de String

Cron Descrição
0 0/30 * * *? * A cada 30 minutos todos os dias do ano
0 15 10? * 6L * 10h15 em todas as últimas sextas-feiras de cada mês.
0 30 10? * TER, QUA, QUI * 10:30 todas as terças, quartas e quintas

Você pode gerar strings Cron usando este site – http://www.cronmaker.com/

 

Cache de Dados
O SuiteCRM Analytics Server vem com recursos de cache de dados. Quando um relatório ou painel é executado, certos dados são armazenados em cache para execuções futuras. É importante entender que quando o Data Warehouse é atualizado, você também pode ter que atualizar o SuiteCRM Analytics Server Cache.

 

Atualizar Cache CDA
O Cache CDA serve os gráficos e painéis fornecidos com SuiteCRM Analytics. Isso também inclui quaisquer gráficos processados ​​em relatórios. Para atualizar este cache, você pode seguir estas etapas

  1. Faça logon no Console do Suitecrm Analytics
  2. Clique no menu Ferramentas
  3. Selecione Atualizar> Cache CDA

Isso abrirá uma nova guia informando quando o cache do CDA for limpo.

 

Atualizar cache de dados de relatórios
O Reporting Data Cache fornece os dados em relatórios, mas não os gráficos em relatórios. Para atualizar esse cache, você pode seguir estas etapas:

  1. Faça logon no Console do Suitecrm Analytics
  2. Clique no menu Ferramentas
  3. Selecione Atualizar> Cache de dados de relatório

Isso exibirá um pop-up informando quando o cache de dados de relatório foi limpo.