Visão geral
O módulo Campanhas no SuiteCRM pode ser uma ferramenta de marketing e publicidade muito poderosa para sua organização, permitindo que você crie e rastreie campanhas de marketing por e-mail e não baseadas em e-mail (por exemplo, televendas ou rádio) para clientes em potencial ou existentes.
Com as ferramentas de rastreamento incorporadas ao módulo Campanha, você pode monitorar a resposta que recebe de sua campanha em tempo real, permitindo que você visualize o Retorno do Investimento (ROI) e muitas outras métricas úteis. Isso, por sua vez, ajuda você a planejar suas atividades estratégicas de marketing e publicidade com eficácia, visualizando quais campanhas funcionam e quais não.

Para visualizar a lista completa de campos disponíveis ao criar uma campanha, consulte Lista de campos da campanha.

 

Crie uma campanha
No módulo Campanhas, selecione Criar Campanha na barra lateral ou no menu suspenso do módulo para iniciar o Assistente de Campanha.

Selecione a campanha que deseja criar: Newsletter, Email, Survey (SuiteCRM 7.10 em diante) ou Campanha não baseada em email. Campanhas não baseadas em e-mail permitem que você mantenha um registro de todas as campanhas executadas fora do SuiteCRM (por exemplo, uma campanha de televendas ou baseada em rádio).

 

Cabeçalho da Campanha
A primeira página do Assistente de campanha é a página Cabeçalho da campanha.

Insira um nome para a campanha aqui e defina o status (Planejamento, Ativa, Inativa, Concluída).

Adicione uma descrição opcional.

A campanha será atribuída ao usuário atualmente conectado por padrão.

Altere isso aqui, se necessário.

 

Campanha de pesquisa (SuiteCRM 7.10 em diante)
Para uma campanha de pesquisa, você também precisará relacionar a campanha a uma pesquisa existente.

Consulte Pesquisas para obter informações sobre como criar uma pesquisa.

 

Campanha não baseada em e-mail
Para uma campanha não baseada em e-mail, você pode selecionar opcionalmente o tipo de campanha.

 

Orçamento de Campanha
Role para baixo para completar os detalhes opcionais do orçamento para a campanha. Esses números são usados ​​em cálculos de ROI.

 

Para campanhas não baseadas em e-mail, esta seção está na próxima página.

Clique em PRÓXIMO na parte superior da tela para continuar.

 

Listas de Alvo
A próxima etapa é especificar sua (s) lista (s) de destino. Todas as listas de alvos existentes serão listadas para você selecionar em Adicionar lista de alvos existente.

Clique no nome da lista de alvos para adicioná-lo à campanha. As listas de destino adicionadas à campanha serão exibidas no painel direito.

Para remover uma lista de alvos, clique em rem.

 

Criar lista de alvos
Se você ainda não criou uma lista de destino ou deseja usar uma nova lista, pode criar uma lista vazia aqui e preenchê-la depois de concluir o restante da configuração da campanha. Consulte Listas de destino para obter mais informações sobre os tipos de listas e como usá-las.

Digite um nome para a nova lista e selecione o tipo na lista. Observe que você precisará ter pelo menos uma lista de destino do tipo ‘padrão’ anexada à campanha.
Clique em CRIAR

 

Modelos
O modelo é a mensagem que será enviada para sua lista de alvos. Você pode selecionar ou editar um modelo de email existente ou criar um novo aqui. Consulte a seção Modelos de email do guia do usuário para obter mais informações.


Selecione um modelo existente – você pode selecionar em uma lista suspensa de modelos de e-mail existentes.

Crie um novo modelo – Crie um novo modelo de e-mail do zero.

Copiar um modelo existente – permite que você selecione um modelo existente e use-o como base para fazer alterações.

O editor de modelo de e-mail no rodapé da página mostra a aparência do seu modelo.

Arraste e solte diferentes componentes de layout do painel esquerdo para o painel direito, onde podem ser editados.

Clicar em um componente mostrará o menu de edição.

Isso fornece uma infinidade de opções adicionais que permitem personalizar o layout e a aparência de seu modelo. O tipo de fonte pode ser selecionado, formatado, cores alteradas, alinhamento de texto escolhido, imagens e até mesmo vídeos podem ser inseridos.

 

Variáveis ​​de Email

 

URLs de rastreamento
URLs de rastreamento podem ser usados ​​para inserir um link para o site da sua organização ou um link direto para um novo produto que você lançou, por exemplo. Um id único é adicionado ao link para cada destinatário, o que permite ao SuiteCRM rastrear click-thrus. As informações coletadas podem ser visualizadas na página de status da campanha.

Para adicionar seu próprio link de URL de rastreador, clique em CRIAR TRACKER.

Especifique o texto a ser exibido como link e o URL.

Clique em CRIAR TRACKER

Adicione seus rastreadores ao modelo da mesma maneira que para uma variável. Clique dentro do modelo no local desejado, selecione o rastreador no menu suspenso e clique em INSERIR TRACKER.

 

URLs de rastreador de desativação
Um link de exclusão permite que o destinatário opte por não receber e-mails de marketing futuros, e um link de cancelamento padrão será adicionado ao modelo automaticamente. Você pode substituir esse padrão pelo seu próprio texto de link de recusa adicionando um rastreador de recusa personalizado.

Clique em CRIAR TRACKER

Especifique o texto de que você precisa para seu link de cancelamento.

Marque a caixa Link de desativação. Observe que você não pode editar o TrackerURL em si, apenas o texto do link.

Adicione seu rastreador ao modelo da mesma maneira que para uma variável. Clique dentro do modelo no local desejado, selecione o rastreador no menu suspenso e clique em INSERIR TRACKER.

Quando o seu modelo de email estiver completo, clique em SALVAR.

Clique em PRÓXIMO na parte superior da página para continuar.

 

Marketing
A seção Marketing do Assistente de campanha é onde você precisa especificar as configurações de email para a campanha e definir uma programação para o envio de emails.

 

Nome do email de marketing
Insira um nome para esta execução da campanha. Isso permite que você reenvie a campanha em uma data posterior para uma lista de destino diferente ou com um modelo modificado. A campanha armazenará detalhes de status separados para cada registro de marketing e eles podem ser selecionados na página de status da campanha.

 

Bounce Handling Account
Selecione a conta configurada para lidar com e-mails de campanha devolvidos.

 

Conta de e-mail enviada
O padrão será a conta de correio de saída do sistema. Se você tiver outro correio de saída.

 

Data e hora da programação
Os emails da campanha serão enfileirados para envio no horário especificado e serão enviados na próxima execução do trabalho agendado Executar campanhas noturnas por email.

 

Assim que os detalhes forem concluídos, clique em PRÓXIMO na parte superior da tela para continuar.

 

Enviar Email e Resumo
A página Resumo inclui uma lista de verificação que indica se cada seção do Assistente de campanha foi concluída satisfatoriamente ou não.

Se uma seção for concluída, ela será exibida com um ícone de marca verde.

 

Seções incompletas são mostradas com uma cruz vermelha. Isso precisará ser resolvido antes que a campanha possa ser enviada.

 

No exemplo acima, a seção Escolher Alvos não foi concluída corretamente, conforme indicado pelo ícone de cruz vermelha. Isso seria resolvido especificando uma lista de alvos do tipo ‘padrão’ com pelo menos uma entrada.

Clique em qualquer entrada incompleta na lista para navegar até a seção relevante.

Depois de garantir que todas as seções estejam concluídas, você tem três opções:

Enviar e-mail no horário programado – Depois de ter certeza de que todas as seções da campanha estão definidas corretamente e o status da campanha está definido como Ativo, clique para enviar os e-mails da campanha. O e-mail será colocado na fila no horário agendado e será enviado aos destinatários na próxima execução do trabalho agendado Executar campanhas noturnas por e-mail.

Enviar e-mail de marketing como teste – se você especificou uma lista de alvos do tipo ‘teste’, isso enviará a campanha apenas para os endereços na lista de teste. Ao fazer isso, você pode ver a campanha como um destinatário e verificar se ela está como deveria antes de enviá-la para destinatários reais. As entradas de teste (visualizações, click-thrus etc) geradas podem ser removidas posteriormente da página de status da campanha.

Exibir detalhes – mostra a exibição de detalhes da campanha que você acabou de criar.

 

Status da campanha e rastreamento de resposta
Na visualização de detalhes da campanha, clique em VER STATUS.

OU, na visualização de lista, clique no ícone de status

 

A página de status da campanha oferece uma visão geral dos detalhes da campanha, bem como uma representação gráfica de sua resposta à campanha. Isso inclui o número de mensagens enviadas, mensagens devolvidas, número de visualizações, opt-out e click-thrus.

As informações detalhadas podem ser visualizadas nos subpainéis abaixo do gráfico, onde as respostas são detalhadas em um nível de registro individual. Aqui você pode ver quem viu seu e-mail ou clicou em um link, ou como respondeu a uma pesquisa, por exemplo.

Se a campanha incluir um formulário Web To Person, você poderá ver os detalhes de todos os leads que foram criados por meio do formulário da web no subpainel Leads Created.

Esses registros podem ser adicionados a uma nova lista de destino clicando em Adicionar à lista de destino. Isso permite que você crie novas campanhas mais focadas com base em quem respondeu.

 

Excluir entradas de teste
Clique em EXCLUIR ENTRADAS DE TESTE para remover todas as entradas na página de status da campanha que foram geradas durante o teste com uma lista de alvos do tipo ‘teste’.

 

Acompanhamento de ROI da campanha
O rastreamento de ROI integrado da campanha pode ser visualizado nos detalhes da campanha ou na visualização de status clicando em VER ROI

Esta página oferece uma representação gráfica do retorno do investimento da sua campanha, permitindo que você visualize facilmente como o dinheiro gasto na campanha se traduziu em negócios potenciais.

 

Formulário Web para pessoa
O recurso Criar formulário de pessoa permite que você crie um formulário baseado na web que criará um registro de cliente potencial, contato ou destino no SuiteCRM a partir das informações enviadas no formulário da web. Esses registros podem ser atribuídos a um determinado usuário e estão vinculados a uma campanha para que as respostas possam ser rastreadas.

Clique em Criar Formulário Pessoal na barra lateral ou selecione Criar Formulário Pessoal no menu suspenso Campanhas para abrir o assistente.

 

Criar Assistente de Formulário de Pessoa
Selecione o tipo de registro que deseja criar a partir das informações do formulário da web: Lead, Contato ou Alvo, na lista suspensa na parte superior. A lista de campos disponíveis será atualizada automaticamente após sua seleção. Use a barra de rolagem para ver a lista completa dos campos disponíveis.

Arraste e solte os campos que deseja incluir no formulário nas colunas vazias do formulário.

Você tem a opção de um layout de uma ou duas colunas. Você deve incluir todos os campos obrigatórios (eles são indicados com um asterisco * e estão destacados na lista).

Clique em ADICIONAR TODOS OS CAMPOS para adicionar todos os campos disponíveis ao formulário.

Clicar em RESET TODOS OS CAMPOS removerá todos os campos das colunas de layout.

Depois de adicionar os campos obrigatórios, clique em PRÓXIMO para continuar.

 

Criar formulário pessoal – informações adicionais

Configure a aparência do formulário da web adicionando um cabeçalho ou rodapé e alterando o rótulo do botão de envio do formulário, se desejar.

URL de redirecionamento: especifique um link personalizado a ser exibido assim que o formulário for enviado.

Campanha relacionada: você deve relacionar o formulário a uma campanha existente. Clique em SELECIONAR para selecionar a campanha no pop-up.

Depois de concluído, clique em GERAR FORMULÁRIO.

 

Criar formulário de pessoa – Editor
A etapa final do Assistente para Criar Formulário de Pessoa permite que você formate o formulário da web configurado usando o editor. O tipo de fonte pode ser selecionado, as cores alteradas, o alinhamento do texto escolhido e as imagens podem ser inseridas. Visualize e edite o HTML diretamente clicando no link HTML na barra de ferramentas.

Quando estiver satisfeito com a aparência do seu formulário da web, clique em SALVAR FORMULÁRIO DA WEB.

 

Salvar formulário
Para salvar o formulário da web que você acabou de gerar:

Clique no link Web to Person Form para baixar o formulário na sua pasta de download OU

Copie e cole o HTML em uma página da web existente. Observe a linha a ser incluída na seçãoda página da web.