Condução (Leads)

No SuiteCRM, um Lead é um contato não qualificado geralmente gerado a partir de algum tipo de evento relacionado a marketing, por exemplo, pode ser uma pessoa que preencheu um formulário em seu site ou alguém que você conheceu em uma feira e você não tem certeza ainda se eles têm autoridade de compra. Depois que um lead é qualificado e convertido, ele pode ser dividido em três partes; um Contato, uma vez que você tenha estabelecido ‘Quem’ é, uma Conta quando você sabe ‘Onde’ eles trabalham e uma Oportunidade uma vez que seja conhecido ‘O que’ eles podem comprar.

 

Ações de leads:
Você pode acessar as ações do Leads no menu suspenso do módulo Leads ou por meio da barra lateral. As ações do Leads são as seguintes:

  • Criar Lead: Um novo formulário é aberto na visualização de edição para permitir que você crie um novo registro de conta.
  • Exibir Oportunidades: Redireciona você para a exibição de lista do módulo de oportunidades. Isso permite pesquisar e listar registros de leads.
  • Importar Leads: Redireciona você para o assistente de importação do módulo Leads. Para obter mais informações, consulte Importando registros.

Para visualizar a lista completa de campos disponíveis ao criar um lead, consulte Lista de campos de leads.

 

Gerenciando Leads

  • Para classificar registros na Visualização de Lista de Leads, clique em qualquer título de coluna que seja classificável. Isso classificará a coluna em ordem crescente ou decrescente.
  • Para pesquisar um Leads, consulte a seção Pesquisa deste guia do usuário.
  • Para atualizar algumas ou todas as oportunidades na visualização de lista, use o painel Atualização em massa conforme descrito na seção Registros de atualização em massa deste guia do usuário.
  • Para duplicar uma oportunidade, você pode clicar no botão Duplicar na Visualização de detalhes e salvar o registro duplicado.
  • Para mesclar oportunidades duplicadas, selecione os registros na Visualização de lista de oportunidades, clique no link Mesclar na lista suspensa Ações e prossiga com o processo de mesclagem. Para obter mais informações sobre como mesclar duplicatas, consulte a seção Mesclando registros deste guia do usuário.
  • Para excluir um ou vários Leads, você pode selecionar vários registros na Visualização de Lista e clicar e =m Excluir. Você também pode excluir um lead da exibição de detalhes clicando no botão Excluir. Para obter um guia mais detalhado sobre a exclusão de registros, consulte a seção Exclusão de registros deste guia do usuário.
  • Para visualizar os detalhes de um Lead, clique no Nome do Lead na Visualização de Lista. Isso abrirá o registro na Visualização de detalhes.
  • Para editar os detalhes do Lead, clique no ícone Editar na Visualização de Detalhes, faça as alterações necessárias e clique em Salvar.
  • Para obter um guia detalhado sobre como importar e exportar leads, consulte as seções Importando Registros e Exportando Registros deste guia do usuário.
  • Para rastrear todas as mudanças nos campos auditados, no registros do Lead, você pode clicar no botão Visualizar Log de Mudanças na Visualização de Detalhes do Lead ou Editar Visualização.

 

Convertendo um Lead
Depois que informações suficientes forem coletadas sobre um lead, ele poderá avançar para a próxima etapa de vendas e convertê-lo em contato, conta e oportunidade. A maneira como um lead é convertido depende de como o administrador do sistema configurou o SuiteCRM. Para converter um Lead com a configuração padrão do SuiteCRM, você deve clicar em um registro de Lead individual para acessar a Visualização de Detalhes do Lead e clicar na seta ao lado do botão Outro e, em seguida, clicar em ‘Converter Lead’ no menu suspenso mostrado na imagem abaixo:

Depois de clicar no botão ‘Converter lead’, você será direcionado para a página Converter lead.

 

 

Converter lead em contato:
Nesta página, você poderá criar ou selecionar contato:

Ao desmarcar a caixa de seleção ao lado de ‘Criar contato’, você poderá associar o lead a um contato existente. No entanto, na maioria dos casos, ao converter um Lead, não haverá um contato existente. Certifique-se de que a caixa de seleção Criar contato esteja marcada. Alguns dos campos serão preenchidos automaticamente usando as informações do Lead.

Preencha os campos relevantes restantes e passe para a próxima etapa abaixo:

 

 

Converter lead em conta:

Para criar uma conta a partir de um lead convertido, você seguirá o mesmo processo de um contato, algumas informações serão preenchidas automaticamente no lead, basta preencher o restante.

 

 

Converter lead em oportunidade:

Para criar uma oportunidade a partir de um lead convertido, você seguirá o mesmo processo de um contato, algumas informações serão preenchidas automaticamente no lead, basta preencher o restante.

 

Outras opções de conversão de leads
Outros registros podem ser criados ao converter um Lead da mesma forma que Contatos / Contas e Oportunidades.

Depois de concluir as seções relevantes, clique em Salvar para confirmar as alterações.

 

Verificação de registro duplicado
Ao converter um Lead, o SuiteCRM verificará automaticamente se há registros duplicados e retornará um aviso se um registro correspondente for encontrado.

Se você descobrir que o aviso duplicado não é válido e ainda deseja criar um novo registro, clique em Criar. Caso contrário, se você decidir que o aviso está correto e o registro já existe no CRM, você deve clicar no botão ‘selecionar’.