Advanced Open Reports (AOR) é o módulo de relatório do SuiteCRM. O AOR pode ser acessado clicando no link ‘Relatórios’ no menu de navegação. O módulo de relatórios permite que os usuários relatem dados de CRM de qualquer módulo e tem muitos recursos para exibir informações importantes rapidamente.

 

Criação de relatórios
Para criar um relatório, passe o mouse sobre o módulo Relatórios na barra de navegação e selecione ‘Criar Relatório’.

Você será apresentado com o relatório Editar Visualização. Para obter uma lista de campos para adicionar ao relatório, você deve selecionar um módulo no menu suspenso Módulo de relatório.

 

Adicionando Campos
Depois de selecionar um Módulo de Relatório, a lista de campos disponíveis será exibida no painel esquerdo. Você pode adicionar campos à seção ‘Campos’ do relatório expandindo o módulo do qual deseja selecionar os campos e, em seguida, arrastar e soltar esses campos na seção de campo.

Depois de adicionar campos a um relatório, existem várias opções para configurar para esses campos:

Exibir – opção verdadeira ou falsa. Permite que você especifique se este campo deve ser exibido no relatório ou oculto. Os usuários podem desejar adicionar campos para executar uma função / ordenar / agrupar / total, mas podem não querer mostrar isso no Relatório.

Link – opção verdadeira ou falsa. Permite que você torne o campo um link. Definir essa opção como verdadeira criará um hiperlink para o campo na Visualização de detalhes do relatório, permitindo que você clique no registro. Isso o levará ao registro apropriado. Por exemplo, vincular o Nome da oportunidade o levará à Visualização de detalhes dessa oportunidade.

Rótulo – Este é o rótulo que será exibido para a Coluna / Campo no Relatório. Você pode alterar o rótulo do padrão para qualquer valor alfanumérico.

Função – Oferece cinco opções: Contagem, Mínimo, Máximo, Soma e Média. Permite que você execute funções em campos alfanuméricos. Os usuários podem desejar calcular o valor médio da oportunidade ou contar o total de oportunidades em um determinado estágio de vendas.

Classificar – crescente ou decrescente. Permite que você selecione se deseja classificar o campo / coluna em ordem decrescente ou crescente. Isso pode ser feito para todos os campos.

Grupo – opção verdadeira ou falsa. Permite que você agrupe por este campo. Por exemplo, você pode desejar agrupar por Estágio de Vendas ao relatar uma Oportunidade.

Total – oferece três opções: contagem, soma e média. Isso permite que os usuários realizem cálculos totais em campos numéricos. Isso é útil para relatórios financeiros, como o valor total de todas as oportunidades em um determinado estágio de vendas.

 

Adicionando Condições
Depois de adicionar os campos ao seu relatório, você pode adicionar linhas de condição ao relatório. Você pode adicionar condições com o mesmo procedimento da adição de campos. Usando a funcionalidade de arrastar e soltar, você pode arrastar campos para a área ‘Condições’, que adicionará o campo e permitirá que você especifique a condição para aquele campo.

 

Gráficos
Você pode adicionar gráficos a Relatórios. Os gráficos fornecem uma representação visual dos dados do relatório para você. Em alguns cenários, ou para usuários específicos, recursos visuais, como gráficos, podem auxiliar na análise mais rápida e melhor compreensão.

 

Tipos de gráfico
Existem seis tipos de gráfico que o usuário pode selecionar para exibir os dados do relatório. Esses são:

  • Gráfico De Pizza
  • Gráfico De Barras
  • Gráfico De Linhas
  • Gráfico De Radar
  • Barra Empilhada
  • Barra Agrupada

Para adicionar um gráfico, você pode clicar no botão ‘Adicionar gráfico’, abaixo da seção Condições na visualização de edição de relatório.

Depois de clicar em adicionar gráfico, você terá a opção de especificar as seguintes informações:

Título – permite ao usuário especificar o título do gráfico. Isso será mostrado na Visualização de Detalhes do Relatório e também no gráfico do painel.

Tipo – permite que o usuário selecione um dos seis tipos de gráfico detalhados acima.

Eixo X – permite ao usuário selecionar a coluna que deve ser usada para o eixo X.

Eixo Y – permite que o usuário selecione a coluna que deve ser usada para o eixo Y.

Depois de especificar os detalhes do gráfico, salve o Relatório. Isso exibirá o gráfico na Visualização de Detalhes do Relatório, abaixo da lista de registros retornados.

 

Relatórios Dashlets
Você pode exibir um relatório em um painel. É possível visualizar vários resultados de relatório, pois você pode adicionar vários dashlets de relatório e selecionar relatórios diferentes em cada painel. Para fazer isso, adicione o painel Relatórios à sua página inicial.

Depois de adicionar o painel, você precisa selecionar o relatório que deseja exibir no painel. Para fazer isso, clique no ícone de lápis para editar o painel.

Isso permite que o usuário selecione o Relatório que deseja exibir no painel.

Depois de selecionar o relatório, clique em Salvar. Isso atualizará seu painel de relatórios para mostrar os resultados do relatório.

 

Relatórios, gráficos, painéis
Você pode especificar para selecionar apenas a exibição de um gráfico para dashlets de relatório. Para fazer isso, edite seu painel de relatório e selecione a opção ‘Usar apenas gráficos’. Isso listará todos os gráficos que você criou para este relatório.

Selecione um gráfico ou vários gráficos e clique em Salvar. Isso exibirá os resultados no gráfico selecionado.

 

Relatórios programados
Você pode agendar relatórios para serem executados automaticamente e enviados por e-mail para o (s) contato (s) necessário (s). Isso permite que os usuários agendem o envio de relatórios aos gerentes ou líderes de equipe, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente. Para criar um relatório agendado, você pode clicar na opção ‘Criar’ no subpainel Relatórios agendados na exibição de detalhes do relatório. Você também pode selecionar relatórios programados existentes para relacionar ao relatório.

Depois de clicar em ‘Criar’, há opções para definir para o relatório programado. Dê ao relatório programado um nome relevante. Neste exemplo, usaremos ‘Relatório de oportunidades diárias para gerentes’.

Você pode selecionar a opção ‘Avançado’ para agendamento de relatório. Isso fornecerá uma opção de estilo de notação cron. Isso é mais adequado para administradores de sistema ou usuários avançados.

Depois de inserir um nome e selecionar uma programação, clique em Salvar.

Depois de salvar o registro do Relatório agendado, ele será exibido no subpainel Relatórios agendados na Visualização de detalhes do relatório.

Você pode ver quando o relatório agendado foi executado pela última vez visualizando a coluna / campo ‘Última execução’ no subpainel. Isso é mostrado em um formato de data / hora.