Credenciais e sincronização do Google

Visão geral
SuiteCRM tem a capacidade de sincronizar as reuniões de um usuário com o Google Agenda. Esta é uma sincronização bidirecional e as alterações em uma das extremidades da sincronização causam atualizações na outra.

Não há intermediário neste processo. Seus dados não passam por terceiros. É apenas sua instância do SuiteCRM e os servidores do Google.

 

 

Requisitos

Credenciais de API válidas
Para sincronizar as reuniões SuiteCRM de um usuário com o Google Agenda, o sistema deve ter credenciais válidas salvas.

Essas credenciais são criadas no Google Developer’s Console, baixadas como um arquivo JSON e importadas para o SuiteCRM. Existem instruções sobre como fazer isso mais adiante nesta página.

 

Acesso à Internet a partir do servidor SuiteCRM
O servidor SuiteCRM também deve ter acesso à internet. No entanto, o servidor SuiteCRM não precisa ser acessível publicamente. O usuário deve ser capaz de acessar o Google e o SuiteCRM ao mesmo tempo para autorizar o acesso à agenda. Feito isso, o processo de sincronização é executado em uma programação, sem qualquer interação do usuário. O usuário não precisa estar conectado ao SuiteCRM para que a sincronização funcione.

 

Pelo menos uma conta do Google
Você precisará de uma Conta do Google para criar as credenciais da API e de uma conta para sincronizar. Eles podem ser a mesma conta se você tiver apenas um usuário. As credenciais da API só precisam ser geradas uma vez, a partir de uma única conta. Essas credenciais podem ser usadas para sincronizar todos os usuários, uma vez que eles autorizem o acesso à sua conta. Essas contas podem ser contas @ gmail.com genéricas ou qualquer nível de contas GSuite (Basic / Business / Enterprise).

 

 

Geração e instalação de credenciais do Google

Gerando credenciais
Certifique-se de estar conectado a uma conta do Google antes de continuar.

Vá para o Google Developers Console

 

Clique no menu suspenso na parte superior da tela.
Clique no botão ‘Novo Projeto’.
Dê ao projeto um nome descritivo, como ‘SuiteCRM Google Sync’, e clique em ‘Criar’.
Na parte superior da página, clique no menu suspenso ‘Selecionar um projeto’…
… Depois clique no projeto que acabou de criar.
Agora você verá o projeto no menu suspenso e um aviso de que nenhuma API está habilitada. Clique no link ‘Biblioteca’ no aviso.
Na janela de pesquisa, digite “Agenda” e clique no resultado ‘API do Google Agenda’.
Clique no botão ‘Ativar’.
Agora que habilitamos a API, criamos as credenciais. Clique no botão ‘Criar credenciais’.
Defina as opções na seção 1 assim. Clique em ‘Quais credenciais eu preciso?’ Para continuar.

 

Para a Seção 2, dê a ela um nome descritivo.
Deixe ‘origens do JavaScript’ em branco.Em ‘URIs de redirecionamento autorizados’, você precisa preencher o URI completo para o ponto de entrada ‘saveGoogleApiKey’.

Por exemplo, se você alcançar a instalação do SuiteCRM no URI ‘http://crm.yourdomain.com/’, deverá anexar ‘index.php? EntryPoint = saveGoogleApiKey’ ao final disso.

O URI completo seria http://crm.yourdomain.com/index.php?entryPoint=saveGoogleApiKey

Se a instalação do SuiteCRM estiver em um subdiretório, você precisará incluí-lo.
Por exemplo http://crm.yourdomain.com/SuiteCRM/index.php?entryPoint=saveGoogleApiKey

Observe que esse não precisa ser um URL público.
Ele só precisa estar acessível ao usuário que está habilitando a sincronização do calendário.
É altamente recomendável ter um site habilitado para https para produção em um site acessível ao público.
Em seguida, clique em ‘Criar ID do cliente OAuth’.

Novamente, crie um nome descritivo. Existem mais opções em ‘Mais opções de personalização’, mas são desnecessárias para que isso funcione. Em seguida, clique em ‘Continuar’.
Clique no botão ‘Download’. Salve o arquivo .json. Usamos isso mais tarde no SuiteCRM. Clique em ‘Concluído’ quando terminar. Isso é tudo de que precisamos para que todos os nossos usuários possam sincronizar seus calendários.

 

Instalando credenciais
Faça login no SuiteCRM como usuário administrativo.

Vá para ‘Administração’.
Em seguida, role para baixo até a seção ‘Google Suite’.
Clique no item ‘Configurações do Google Agenda’.

Observe como diz ‘Não configurado’. Isso significa que não há nenhum arquivo JSON instalado atualmente. Clique no botão ‘Escolher arquivo’ aqui e selecione o arquivo JSON que você baixou do console do desenvolvedor.
Clique no botão ‘Salvar’ na parte inferior da tela.
Isso o levará de volta ao menu ‘Administração’. Volte para ‘Configurações do Google Agenda’. Agora diz ‘Configurado’ em verde para mostrar que o arquivo JSON foi salvo com sucesso.

 

Se você precisar instalar novas credenciais, basta carregá-las. Eles substituirão os antigos.

 

Autorização de acesso ao calendário
Isso precisa ser executado pelo usuário para permitir a sincronização com seu Google Agenda.

 

Clique na lista suspensa do seu nome no canto superior direito do site SuiteCRM e, em seguida, em ‘Perfil’.
Vá para a guia ‘Avançado’.
Você deve ver o subtítulo ‘Sincronização da conta do Google’ na parte inferior. Se não for mostrado, o servidor SuiteCRM não tem Google Credentials instalado. Clique no botão ‘Autorizar’.
Se você estiver conectado a várias contas do Google, será perguntado com qual conta do Google deseja sincronizar. Caso contrário, você será direcionado diretamente para esta caixa de diálogo:
Depois de clicar em “Permitir”, você será levado de volta à página de perfil do usuário. Clique na guia ‘Avançado’ novamente e você verá:

 

Marque a caixa de seleção ‘Ativar sincronização do calendário’ e, em seguida, clique no botão ‘Salvar’.

É isso aí!
Por padrão, a sincronização ocorre a cada quarto de hora. Isso pode ser alterado pelo Administrador na configuração do Scheduler.