Um administrador de sistema que tem acesso aos arquivos instalados pelo SuiteCRM tem opções adicionais de configuração do sistema descritas nesta seção.
Bloqueando o Assistente de Atualização, Construtor de Módulo e Arquivos de Apoio
Se você, como administrador do sistema, gerencia várias cópias do SuiteCRM, pode manter o controle total sobre os sistemas proibindo todos os usuários com direitos administrativos de fazer alterações no sistema. (Deve-se notar aqui que não se deve confundir o administrador do sistema que tem acesso ao banco de dados e os arquivos do sistema, e o usuário SuiteCRM com direitos administrativos). Para fazer isso, você pode bloquear o acesso do usuário ao Assistente de atualização, ao Construtor de módulo e também proibir a criação de cópias de backup dos arquivos do sistema.
Para isso, no arquivo config.php defina o seguinte parâmetro:
[‘admin_access_control’] => true
Controle de carga do módulo
Para garantir que os usuários do sistema que têm direitos administrativos (mas não têm acesso ao arquivo de configuração config.php) não carreguem módulos estranhos no sistema, você pode limitar os downloads de arquivo aos quadros de uma pasta específica que você controla.
Isso permitirá que você controle todos os módulos carregados no sistema.
Para controlar o carregamento do módulo, faça o seguinte:
No arquivo config.php, defina os seguintes parâmetros:
‘use_common_ml_dir’=>’true’,
‘common_ml_dir’=>’ml_directory’,
Onde ml_directory – o nome da pasta da qual os módulos serão carregados.
Limitando os recursos do sistema
Por padrão, todas as chamadas de banco de dados que requerem mais de 1000 consultas são encerradas. Para importação, exportação, sincronização e ao trabalhar no painel de administração, o número máximo de solicitações é 50.000. Assim, todos os processos que ocupam muitos recursos do sistema são interrompidos. Você pode alterar essas configurações conforme desejado, especificando valores para as variáveis default_limit e special_query_limit no arquivo config.php.
Definir permissões do sistema de arquivos no Linux
Se o sistema estiver rodando em um computador rodando Linux, no config.php você pode mudar o dono dos arquivos do sistema, bem como controlar o acesso a todos os arquivos e pastas do sistema, definindo direitos de usuário e grupo.
O exemplo a seguir mostra as permissões de leitura, gravação e execução para o usuário e grupo Apache:
‘default_permissions’ => array(
‘dir_mode’ => 02770,
‘file_mode’ => 0660,
‘chown’ => ‘apache’,
‘chgrp’ => ‘apache’,),
Para o parâmetro dir_mode, você pode definir o valor para 1528, que é o equivalente decimal do valor octal 02770. Para o parâmetro file_mode, você pode definir o valor para 432, que é o equivalente decimal do valor octal 0660.
Alterar a localização da pasta de download
Todos os arquivos baixados pelo sistema são armazenados em uma pasta especial de download. Sua localização é definida pela variável upload_dir no arquivo config.php. Por padrão, esta é a pasta de upload, localizada na pasta do sistema instalado. Se necessário, sua localização pode ser alterada, para isso em uma variável upload_dir defina o caminho absoluto para a nova localização da pasta de download.
A nova pasta deve ser gravável pelo usuário que está executando o servidor da web.
Alterar a localização da pasta de cache
O sistema usa ativamente o cache de dados, o que melhora muito seu desempenho. Uma pasta especial é usada para armazenar dados em cache (modelos compilados, dados de e-mail, etc.) e seu tamanho pode ser muito grande. Por padrão, esta é a pasta de cache localizada na pasta do sistema instalado. Se necessário, sua localização pode ser alterada, para isso em uma variável cache_dir, localizada no arquivo config.php, defina o caminho absoluto para a nova localização da pasta cache. Ao mesmo tempo, o link que aponta para a nova pasta de cache deve ser colocado no mesmo lugar da pasta de cache. Isso é necessário para fornecer acesso a alguns arquivos de sistema em cache. A nova pasta deve ser gravável pelo usuário que está executando o servidor da web.
Exibição permanente de filtros avançados em formulários de lista
No SuiteCRM versão 7.8, uma exibição mais compacta foi introduzida em vez dos filtros funcionais de Pesquisa Básica e Avançada. Se você ainda precisa de uma exibição permanente de campos de filtro no topo do formulário de lista de certos módulos (como era nas versões anteriores do sistema), adicione a matriz apropriada por analogia com o exemplo a seguir (para módulos Contas, Usuários e Funcionários) para o arquivo config.php:
‘enable_legacy_search’ =>
array (
0 => ‘Accounts’,
1 => ‘Users’,
2 => ‘Employees’, ),
As linhas correspondentes no arquivo config_override.php, exemplo:
$sugar_config[‘enable_legacy_search’][] = ‘Accounts’; $sugar_config[‘enable_legacy_search’][] = ‘Users’;
$sugar_config[‘enable_legacy_search’][] = ‘Employees’;
Sub-painéis:
Substituindo o menu suspenso por botões Se necessário, você pode exibir as funções de um subpainel específico não na forma de itens de menu suspenso, mas na forma de botões.
A figura abaixo mostra um exemplo de medidas de subpainel padrão e um histórico de subpainel modificado no módulo Pré-contatos:
Para alterar o histórico do subpainel, faça o seguinte:
- Crie um arquivo customizado / Extension / modules / Leads / Ext / Layoutdefs / myCustomization.php
- Adicione uma linha a ele:
$layout_defs[‘Leads’][‘subpanel_setup’][‘history’][‘flat’] = 1; - Execute o reparo rápido e reconstrução.
Edite rapidamente menus suspensos personalizados
Se você precisar editar os dropdowns criados no editor dropdown, então isso pode ser feito com a ajuda do editor e edição direta do arquivo php, o que pode ser relevante ao editar grandes quantidades de dados.
Por exemplo, é mostrado um arquivo contendo valores do idioma inglês, você precisa editar o arquivo
/custom/include/language/en_us.lang.php
<? php $ GLOBALS [‘app_list_strings’] [‘planet_list’] = array ( ‘mars’ => ‘MARS’,
‘jupiter’ => ‘JUPITER’,
);
$ GLOBALS [‘app_list_strings’] [‘satellite_list’] = array ( ‘mars_deimos’ => ‘DEIMOS’,
‘mars_phobos’ => ‘PHOBOS’,
‘jupiter_io’ => ‘IO’,
‘jupiter_europe’ => ‘EUROPE’,
‘jupiter_ganymede’ => ‘GANYMEDE’,
‘jupiter_callisto’ => ‘CALLISTO’,
);