Visão geral
SuiteCRM tem a capacidade de sincronizar as reuniões de um usuário com o Google Agenda. Esta é uma sincronização bidirecional e as alterações em uma das extremidades da sincronização causam atualizações na outra.
Não há intermediário neste processo. Seus dados não passam por terceiros. É apenas sua instância do SuiteCRM e os servidores do Google.
Requisitos
Credenciais de API válidas
Para sincronizar as reuniões SuiteCRM de um usuário com o Google Agenda, o sistema deve ter credenciais válidas salvas.
Essas credenciais são criadas no Google Developer’s Console, baixadas como um arquivo JSON e importadas para o SuiteCRM. Existem instruções sobre como fazer isso mais adiante nesta página.
Acesso à Internet a partir do servidor SuiteCRM
O servidor SuiteCRM também deve ter acesso à internet. No entanto, o servidor SuiteCRM não precisa ser acessível publicamente. O usuário deve ser capaz de acessar o Google e o SuiteCRM ao mesmo tempo para autorizar o acesso à agenda. Feito isso, o processo de sincronização é executado em uma programação, sem qualquer interação do usuário. O usuário não precisa estar conectado ao SuiteCRM para que a sincronização funcione.
Pelo menos uma conta do Google
Você precisará de uma Conta do Google para criar as credenciais da API e de uma conta para sincronizar. Eles podem ser a mesma conta se você tiver apenas um usuário. As credenciais da API só precisam ser geradas uma vez, a partir de uma única conta. Essas credenciais podem ser usadas para sincronizar todos os usuários, uma vez que eles autorizem o acesso à sua conta. Essas contas podem ser contas @ gmail.com genéricas ou qualquer nível de contas GSuite (Basic / Business / Enterprise).
Geração e instalação de credenciais do Google
Gerando credenciais
Certifique-se de estar conectado a uma conta do Google antes de continuar.
Vá para o Google Developers Console
| Clique no menu suspenso na parte superior da tela. | ![]() |
| Clique no botão ‘Novo Projeto’. | ![]() |
| Dê ao projeto um nome descritivo, como ‘SuiteCRM Google Sync’, e clique em ‘Criar’. | ![]() |
| Na parte superior da página, clique no menu suspenso ‘Selecionar um projeto’… | ![]() |
| … Depois clique no projeto que acabou de criar. | ![]() |
| Agora você verá o projeto no menu suspenso e um aviso de que nenhuma API está habilitada. Clique no link ‘Biblioteca’ no aviso. | ![]() |
| Na janela de pesquisa, digite “Agenda” e clique no resultado ‘API do Google Agenda’. | ![]() |
| Clique no botão ‘Ativar’. | ![]() |
| Agora que habilitamos a API, criamos as credenciais. Clique no botão ‘Criar credenciais’. | ![]() |
| Defina as opções na seção 1 assim. Clique em ‘Quais credenciais eu preciso?’ Para continuar. | ![]() |
| Para a Seção 2, dê a ela um nome descritivo. Deixe ‘origens do JavaScript’ em branco.Em ‘URIs de redirecionamento autorizados’, você precisa preencher o URI completo para o ponto de entrada ‘saveGoogleApiKey’. Por exemplo, se você alcançar a instalação do SuiteCRM no URI ‘http://crm.yourdomain.com/’, deverá anexar ‘index.php? EntryPoint = saveGoogleApiKey’ ao final disso. O URI completo seria http://crm.yourdomain.com/index.php?entryPoint=saveGoogleApiKey Se a instalação do SuiteCRM estiver em um subdiretório, você precisará incluí-lo. Observe que esse não precisa ser um URL público. |
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| Novamente, crie um nome descritivo. Existem mais opções em ‘Mais opções de personalização’, mas são desnecessárias para que isso funcione. Em seguida, clique em ‘Continuar’. | ![]() |
| Clique no botão ‘Download’. Salve o arquivo .json. Usamos isso mais tarde no SuiteCRM. Clique em ‘Concluído’ quando terminar. Isso é tudo de que precisamos para que todos os nossos usuários possam sincronizar seus calendários. | ![]() |
Instalando credenciais
Faça login no SuiteCRM como usuário administrativo.
Vá para ‘Administração’.
Em seguida, role para baixo até a seção ‘Google Suite’.
Clique no item ‘Configurações do Google Agenda’.
| Observe como diz ‘Não configurado’. Isso significa que não há nenhum arquivo JSON instalado atualmente. Clique no botão ‘Escolher arquivo’ aqui e selecione o arquivo JSON que você baixou do console do desenvolvedor. Clique no botão ‘Salvar’ na parte inferior da tela. |
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| Isso o levará de volta ao menu ‘Administração’. Volte para ‘Configurações do Google Agenda’. Agora diz ‘Configurado’ em verde para mostrar que o arquivo JSON foi salvo com sucesso. | ![]() |
Se você precisar instalar novas credenciais, basta carregá-las. Eles substituirão os antigos.
Autorização de acesso ao calendário
Isso precisa ser executado pelo usuário para permitir a sincronização com seu Google Agenda.
| Clique na lista suspensa do seu nome no canto superior direito do site SuiteCRM e, em seguida, em ‘Perfil’. | ![]() |
| Vá para a guia ‘Avançado’. | ![]() |
| Você deve ver o subtítulo ‘Sincronização da conta do Google’ na parte inferior. Se não for mostrado, o servidor SuiteCRM não tem Google Credentials instalado. Clique no botão ‘Autorizar’. | ![]() |
| Se você estiver conectado a várias contas do Google, será perguntado com qual conta do Google deseja sincronizar. Caso contrário, você será direcionado diretamente para esta caixa de diálogo: | ![]() |
| Depois de clicar em “Permitir”, você será levado de volta à página de perfil do usuário. Clique na guia ‘Avançado’ novamente e você verá: | ![]() |
Marque a caixa de seleção ‘Ativar sincronização do calendário’ e, em seguida, clique no botão ‘Salvar’.
É isso aí!
Por padrão, a sincronização ocorre a cada quarto de hora. Isso pode ser alterado pelo Administrador na configuração do Scheduler.



















