Os arquivos de configuração
Existem dois arquivos de configuração principais no SuiteCRM, ambos na pasta raiz do SuiteCRM. Eles são config.php e config_override.php. As definições aqui fornecem várias opções de configuração para SuiteCRM. Desde os detalhes usados para acessar o banco de dados até quantas entradas mostrar por página na visualização de lista. A maioria dessas opções pode ser acessada na página de administração do SuiteCRM. No entanto, alguns só podem ser definidos nos arquivos de configuração.
config.php
Este é o arquivo de configuração principal do SuiteCRM e inclui informações importantes como as configurações do banco de dados e a versão atual do SuiteCRM.
Geralmente as configurações neste arquivo não são alteradas manualmente. Uma exceção é se o SuiteCRM foi movido ou migrado. Nesse caso, você pode precisar alterar as configurações do banco de dados e o site_url. Vejamos as configurações do banco de dados primeiro:
Exemplo 10.1: definição de configuração do banco de dados
'dbconfig' =>
array (
'db_host_name' => 'localhost',
'db_host_instance' => 'SQLEXPRESS',
'db_user_name' => 'dbuser',
'db_password' => 'dbpass',
'db_name' => 'dbname',
'db_type' => 'mysql',
'db_port' => '',
'db_manager' => 'MysqliManager',
),
Aqui podemos ver que esta instância está configurada para acessar uma instância local do MySQL usando o nome de usuário / senha dbuser / dbpass e acessando o banco de dados chamado ‘dbname’. As configurações de url do site são ainda mais simples:
Exemplo 10.2: Configurando o URL do site
‘site_url’ => ‘http://example.com/suitecrm’,
O url do site acima é simplesmente ‘http://example.com/suitecrm’ se estivéssemos movendo esta instância para, por exemplo, suite.example.org, então podemos simplesmente colocar esse valor no arquivo. Essas são geralmente as duas únicas instâncias em que você alteraria diretamente o config.php. Para outras alterações, você deve fazer a alteração através do próprio SuiteCRM ou usar o arquivo config_override.php.
config_override.php
config_override.php permite que você faça mudanças de configuração sem arriscar quebrar o arquivo de configuração principal. Isso é feito simplesmente adicionando, editando ou removendo itens da variável $ sugar_config. O arquivo config_override.php será mesclado com a configuração existente, permitindo, como o nome sugere, sobrescrever a configuração. Por exemplo, em config_override.php podemos adicionar nosso novo item de configuração:
Exemplo 10.3: Adicionando um valor de configuração personalizado
$sugar_config[‘enable_the_awesome’] = true;
ou podemos editar uma opção de configuração existente de maneira muito semelhante, simplesmente substituindo-a:
Exemplo 10.4: Substituindo um valor de configuração existente
$sugar_config[‘logger’][‘level’] = ‘debug’;
Usando opções de configuração
Podemos querer acessar as opções de configuração no código personalizado (ou conforme detalhado acima, se tivermos criado nossa própria configuração de configuração, podemos querer usá-la). Podemos facilmente obter a configuração usando a palavra-chave global php:
Exemplo 10.5: Acessando uma definição de configuração no SuiteCRM
function myCustomLogic(){
//Get access to config
global $sugar_config;
//use the config values
if(!empty($sugar_config['enable_the_awesome'])){
doTheAwesome();
}
}