Introdução

O que é SuiteCRM?
A história do SuiteCRM começa com o SugarCRM. SugarCRM foi fundado em 2004 e consistia em uma versão de código aberto (chamada Community Edition) e várias versões pagas. No entanto, os problemas começaram a surgir quando parecia que o SugarCRM não lançaria uma edição comunitária do SugarCRM 7 e forneceria atualizações limitadas, se houver, para a edição comunitária.

SalesAgility bifurcou o SugarCRM Community Edition para criar o SuiteCRM e adicionou vários plug-ins de código aberto para funcionalidade aprimorada.

Este guia se destina a desenvolvedores que estão familiarizados com o uso do SuiteCRM, mas desejam realizar suas próprias personalizações. SuiteCRM é um software grande e maduro, portanto, não é prático para um guia cobrir todos os aspectos do software. Tentei adicionar as partes mais importantes que devem permitir que você faça as mudanças necessárias em 99% das situações.
Há mais um capítulo de recursos no final deste guia para ajudar nesses 1% dos casos. Com isso dito, se você sentir que há algo importante que eu deixei de fora (ou pior, algo incorreto no guia), por favor, me avise. Posso ser contatado em JSMackin.co.uk.

Cada capítulo deste guia tem o objetivo de ser independente, para que o leitor possa pular para capítulos interessantes. O conteúdo sobreposto é geralmente indicado com links para os capítulos relevantes.

Algumas partes deste guia podem referir-se a caminhos de arquivo ou outras partes de código que podem ter um valor variável, por exemplo, nomes de controladores contêm o nome do módulo ou um arquivo com um nome arbitrário. Neste caso, eles serão marcados na forma , ou qualquer outra coisa adequada. Nesses casos, você pode substituir por algo apropriado (como Contas ou MeuArquivo Novo).

 

 

Configurando SuiteCRM

Baixando e instalando
Visite o site do produto para baixar o instalador SuiteCRM.

No guia de administração, você encontrará instruções de instalação.

 

GitHub
SuiteCRM também está disponível no GitHub em github.com/salesagility/SuiteCRM.
Cada versão do SuiteCRM é marcada para que você possa obter facilmente a versão de que precisa.

 

Ajustes iniciais
Após a instalação inicial, existem alguns ajustes que você pode querer fazer em uma instância na qual está desenvolvendo. Essas alterações devem melhorar seu fluxo de desenvolvimento e produtividade, bem como ajudar a identificar problemas, caso ocorram.

 

Modo de desenvolvedor
SuiteCRM irá armazenar em cache vários arquivos que ele processa, como modelos Smarty. O modo de desenvolvedor desativará parte do armazenamento em cache para que as alterações nos arquivos sejam vistas imediatamente (embora nem sempre seja o caso – como é o caso com as extensões). Isso pode ser habilitado através do arquivo de configuração ou através da página de configurações gerais dentro do admin.

 

Nível de registro
O nível de log padrão do SuiteCRM é fatal. Este é um bom padrão para instâncias de produção, mas você pode querer aumentar o nível de log para informações ou depuração. Isso tornará a saída do log mais detalhada, então, caso algo dê errado, você terá algo a consultar. Consulte o capítulo sobre registro para obter mais informações.

 

Erros de exibição
Você também deseja desativar os erros de exibição. Infelizmente, no momento, o SuiteCRM tem vários avisos e advertências prontos para uso. Com display_errors ativado, isso às vezes pode causar a quebra de páginas AJAX e do link.

Com isso dito, você deve verificar os logs de erros do PHP ou habilitar seletivamente
display_errors para garantir que o código que você está criando não está criando avisos, avisos ou erros adicionais.

 

XDebug
XDebug é uma extensão do PHP que fornece recursos de criação de perfil e depuração para o PHP. Isso pode melhorar muito a produtividade do desenvolvedor, simplificando o desenvolvimento e, principalmente, rastreando quaisquer problemas. Consulte o site do XDebug para obter informações sobre o XDebug. ↩