Visão geral
O módulo Emails no SuiteCRM permite aos usuários visualizar, armazenar, compor, enviar e receber e-mail de sua própria conta de e-mail pessoal ou uma caixa de entrada compartilhada, por exemplo, uma caixa de entrada de Suporte ou Vendas. Os emails podem ser importados e associados a um registro SuiteCRM relacionado, por exemplo, um contato ou uma conta. Esses e-mails relacionados podem ser visualizados no subpainel de histórico do registro relacionado.

O Módulo de Emails pode ser encontrado no menu TODOS na barra de navegação superior. O módulo é aberto na Visualização de Lista, mostrando todos os e-mails da caixa de entrada da conta de e-mail padrão na janela principal.

 

O nome da caixa de entrada atual é exibido no botão no lado superior direito da exibição de lista. Use este botão para alternar entre contas ou outras pastas monitoradas.

 

Os e-mails não lidos têm um destaque roxo.

 

Os anexos são indicados por um clipe de papel.

 

Emails que foram importados para SuiteCRM são indicados por uma marca.

 

Os emails sinalizados para acompanhamento são indicados por um ponto de exclamação.

 

Como em outros módulos do SuiteCRM, os e-mails podem ser classificados clicando nos cabeçalhos das colunas. As seleções de filtro e coluna também podem ser feitas da mesma maneira que para outros módulos.

 

As principais ações do módulo Emails estão contidas nos botões da barra de ferramentas Emails. Passe o mouse sobre esses botões para ver a dica explicativa de cada função.

 

Use o menu suspenso Ação em massa para importar e-mails em massa, marcar e-mails como lidos / não lidos ou sinalizar e-mails para acompanhamento. Vários e-mails podem ser selecionados na exibição de lista usando as caixas de seleção.

 

Abre a janela Compor para criar uma nova mensagem.

 

Atalho para seu perfil de usuário, onde você pode editar as configurações de e-mail do perfil de usuário. Adicione e remova contas e selecione pastas para visualizar aqui.

 

Para contas de e-mail pessoais, você pode verificar se há novos e-mails com este botão. Observe que, para contas de e-mail de Grupo, a verificação de e-mail é feita automaticamente por meio do Programador de verificação de caixas de correio de entrada. Você precisará garantir que as configurações do cron estejam corretas para que o programador seja executado. Consulte o link para obter mais informações sobre Agendadores.

 

Isso permite que você selecione qual pasta monitorada deseja visualizar. Se você tiver mais de uma conta configurada, também poderá alternar entre as contas com este botão. Expandir uma conta na lista mostrará todas as pastas monitoradas para a conta. Selecione a pasta necessária.

 

Ler E-mail
Clique na linha de assunto de um e-mail para abri-lo na visualização detalhada. Use o menu Ações para responder, encaminhar ou importar o e-mail.

 

Escrever um email
Clique no botão Escrever mensagem ou selecione Escrever na barra lateral para abrir uma nova janela de escrita.

 

E-mails também podem ser compostos diretamente de um registro SuiteCRM clicando no endereço de e-mail no registro. Isso abrirá a visualização de composição no módulo Emails. Para novos emails abertos dessa forma, o campo Para: será preenchido automaticamente e o email será relacionado ao registro relevante.

 

  • Modelo De E-mail: Selecione um modelo, se necessário. Consulte Modelo de E-mail para obter mais informações sobre como criar e editar modelos de E-mail. Depois de selecionar um modelo, uma janela pop-up o avisará que a linha de assunto e o corpo do e-mail serão substituídos pelo conteúdo do modelo de e-mai. Se você estiver usando um modelo com variáveis, eles serão preenchidos com os dados relevantes do registro relacionado quando o e-mail for enviado. O campo Para: também será preenchido automaticamente com o endereço de e-mail associado ao registro relacionado.
  • Relacionado a: Para associar o e-mail a um registro específico, selecione o módulo (por exemplo, Contas, Contatos, Lead) e clique na seta de Pesquisa para pesquisar o registro. Como alternativa, você pode começar a digitar o nome no campo e selecionar o registro relevante na lista de preenchimento automático que aparece.
  • De: Se você tiver mais de uma conta de e-mail configurada, selecione a conta da qual deseja enviar o e-mail. As configurações Responder para e De da conta selecionada são exibidas ao lado para obter informações.
  • Para: Selecionar um registro relacionado com um endereço de e-mail válido preencherá automaticamente o campo Para: Como alternativa, os campos Para: , Cc: e Cco: podem ser preenchidos manualmente ou por meio do botões de seleção que parecem quando você clica dentro dos campos.
  • Corpo: Se você configurou uma assinatura para esta conta nas configurações de e-mail do seu perfil de usuário, ela aparecerá automaticamente no corpo do e-mail.

A barra de ferramentas na parte inferior da visualização Compor possui os seguintes botões:

 

Uma mensagem de confirmação aparecerá quando a mensagem for enviada.

 

Use este botão para procurar e anexar um arquivo externo ao e-mail.

 

Use este botão para anexar um documento SuiteCRM ao e-mail. Pesquise o documento necessário no pop-up e clique em SELECIONAR para anexá-lo.

 

Os rascunhos podem ser visualizados alterando a pasta na visualização em Lista.

 

Descarta o rascunho do e-mail sem enviar.

 

Importar Correio
O e-mail pode ser importado para o SuiteCRM e associado a um registro SuiteCRM relevante (por exemplo, um contato ou registro de conta). Isso pode ser muito útil para manter um histórico de comunicação com um cliente, por exemplo. E-mails que foram importados e relacionados a um registro no SuiteCRM podem ser visualizados no subpainel de histórico do registro.

 

Importar um único e-mail
Um email individual pode ser importado da visualização de detalhes. Abra o e-mail e selecione Importar no menu suspenso Ações.

 

Importar um ou mais e-mails
Um ou mais e-mails podem ser importados ao mesmo tempo da visualização em lista.

Selecione o (s) e-mail (s) que deseja importar usando as caixas de seleção à esquerda da visualização.

Selecione Importar no menu Ação em massa.

Na importação, uma caixa de diálogo será aberta permitindo que você selecione a qual registro relacionar o (s) e-mail (s).

Selecione primeiro o tipo de módulo no menu suspenso. Em seguida, use o botão de seta de pesquisa para localizar e selecionar o registro relevante ou comece a digitar o nome no campo e selecione o registro necessário na lista de preenchimento automático. Clique no botão OK.

Observe que, se você estiver importando e-mails em massa, todos os e-mails estarão relacionados ao registro selecionado aqui. Se você precisar relacionar o correio a registros diferentes, precisará importá-los individualmente.

SuiteCRM também pode ser configurado para importar emails automaticamente para contas de email em grupo. Consulte Contas de e-mail em grupo para obter mais informações.

 

Excluir e-mail
Como apenas os emails importados são armazenados no SuiteCRM, apenas os registros de email importados podem ser excluídos do módulo Emails.

 

Para excluir um registro de e-mail importado, abra o e-mail e selecione Excluir no menu suspenso Ações. Observe que isso excluirá apenas o registro SuiteCRM e não a mensagem imap. Para remover emails do módulo Emails, você precisará movê-los ou excluí-los usando seu cliente de email externo.

 

Mudanças no Módulo de Emails
Antes da versão 7.9, o SuiteCRM precisava sincronizar os cabeçalhos de e-mail antes que os usuários pudessem visualizá-los. A partir da versão 7.9, o SuiteCRM contata o servidor de e-mail diretamente – recuperando apenas as informações mínimas necessárias para processar uma operação. Isso elimina o processo de sincronização e reduz significativamente a quantidade de informações de e-mail necessárias para serem armazenadas no banco de dados.

Nota para desenvolvedores e administradores: A tabela ‘email_cache’ está obsoleta no SuiteCRM 7.9.

 
Atualizando
Se você estiver atualizando de uma versão do SuiteCRM anterior a 7.9.x, você precisará usar a ferramenta Sync Inbound Email Account na atualização. Esta ferramenta sincronizará o correio já importado para o SuiteCRM com suas contas IMAP atuais para que você não tenha que sincronizar no futuro. Recomendamos fazer um backup de seu banco de dados e instância antes de atualizar.

 

Ferramenta de sincronização de contas de e-mail de entrada
No painel do administrador, selecione Reparar e Sincronizar contas de e-mail de entrada.

 

Ferramenta de sincronização de contas de e-mail de entrada
No painel do administrador, selecione Reparar e Sincronizar contas de e-mail de entrada.

Isso exibirá uma caixa de seleção múltipla Nome da conta de correio listando todas as contas de e-mail de entrada ativas (incluindo contas pessoais) e um botão SYNC.

 

Selecione as contas necessárias na caixa de seleção múltipla (use ctrl + clique para selecionar mais de uma) e clique em SINCRONIZAR.

 

 

A página será atualizada e listará a progressão da ferramenta.

A ferramenta passa por todas as contas de e-mail de entrada selecionadas e as atualiza para oferecer suporte a novos recursos no SuiteCRM 7.9 em diante:

  • Conecta-se ao servidor de e-mail (via IMAP).
  • Faz o download das informações do cabeçalho do e-mail.
  • Determina o status órfão de e-mails.
  • Atualiza o ID único para cada e-mail.
  • Corrige problemas de sincronização.

Se ocorrer um erro, você pode executar a ferramenta nas outras contas que estão funcionando. Os detalhes de quaisquer erros podem ser encontrados no arquivo suitecrm.log.